SISTEMAS DE VENTILAÇÃO INDUSTRIAL
016.jpg

    A ventilação industrial é uma operação mecânica com a finalidade de renovação de ar ambiente ou eliminação de gases contaminantes, tornando o local livre ou em níveis reduzidos de agentes poluidores e, assim, reduzindo o risco a saúde de pessoas. Da mesma forma, a ventilação industrial auxilia na redução da temperatura para o conforto e pode filtrar contaminantes para que não sejam eliminados no meio ambiente.

    Alguns dos projetos de sistemas de ventilação que desenvolvemos:

 

- Redução de calor sensível;

- Ventilação local exaustora;

- Sistemas de filtros para purificação de ar para ambiente interno;

- Filtros para tratamentos de gases industriais como lavador de gases, filtro de mangas, filtros de carvão ativado, precipitadores gravitacionais, ciclones, entre outros.

 

    Trabalhos em parceria com empresas para fabricação e instalação dos equipamentos.

 

Equipamentos para filtragem de gases:

Ciclone880.png
Imagem2.png
Imagem12.png
Imagem3.png

Ciclones: Os ciclones são separadores de partículas suspensas em um escoamento de gases pela ação da força centrífuga que faz com que elas colidam nas paredes do ciclone perdendo velocidade e, desta forma, sendo depositadas no fundo do cone. A eficiência do ciclone é obtida de acordo com o modelo de configuração, diâmetro de corte e granulometria do material.  Os ciclones são utilizados em processos de indústrias, como exemplo, moveleiras, serrarias, alimentos, grãos, metalúrgica como parte do processos produtivos ou controle de emissões indústriais.

 

Filtros de Mangas:  Os filtros de mangas são equipamentos que utilizam tecidos filtrantes em forma de saco, mangas ou painéis para a coleta de partículas de poeira, geralmente mais finas, para o controle de emissões de  poluentes atmosféricos, mas também podem ser usados com parte de processos produtivos. Os filtros de mangas tem, em geral, uma eficiência maior ou igual a 93% e  podem atingir uma eficiência de até 99% em alguns casos.

O processo consiste na passagem do ar contaminado pela manga de tecido filtrante, onde, ocorre a separação do particulado do fluxo de gases. Os tecidos filtrantes permitem que a filtragem ocorra em uma faixa de particulados finos, diferentes temperaturas e características físicas. O sistema pode operador em pressões negativas ou positivas, como ou sem sistema de limpeza automática e diferentes formas construtivas.

 

Lavador de gases: Também chamados de coletores úmidos ou “Scrubber”, os lavadores de gases são equipamentos para o controle de poluição atmosférica (partículas, névoas ou vapores), que utilizam líquidos (geralmente água) para lavar, resfriar e, ou, reagir com as substâncias poluentes que encontram-se no fluxo  de gases. 

São utilizados, normalmente, para remover partículas coesivas, corrosivas ou líquidos não facilmente removidos por outros equipamentos. Podem ser do tipo venturi, ciclônico, torre de spray, torre de enchimento, torre de pratos, precipitador dinâmico, entre outros. Também podem estar posicionados para fluxo horizontal ou vertical.

A eficiência dos lavadores  depende de diversas variáveis como, tipo de líquido, tamanho do spray de gotas, enchimento, relação líquido/gás, velocidade, etc e podem alcançar valores superiores a 90%.

 

Coletores gravitacionais: O coletores gravitacionais, de deposição ou de sedimentação são um dos mais antigos e de  simples operação consistindo em uma caixa metálica grande que reduz a velocidade do fluxo de gases e, desta forma, as partículas se depositam no fundo pela perde de energia cinética e ação da gravidade. Ele é utilizado como fitropré purificador” como primeiro estágio quando se tem grande fluxo de gases e partículas.  As partículas capturadas por este tipo de sistema estão acima da faixa 100 a 200 μm, permitindo, em alguns casos captura de particulado acima de 50μm.

 

Para mais informações, orçamentos e projetos especiais: